Psicologia das cores: como as cores podem influenciar o ambiente

21/12/2022

    Você já notou como as cores influenciam nosso humor e nos trazem sensações diferentes? Uma cor mais escura traz um sentimento diferente de uma cor clara, e saber qual sentimento você quer passar é muito importante na hora de escolher a cor certa para pintar um ambiente.
    A psicologia das cores é um estudo que busca entender como o cérebro identifica e transforma as cores em determinadas emoções e sentimentos. É muito utilizada principalmente no marketing e deve ser levada em conta antes de dar uma repaginada em um cômodo.
    Sempre que se fala de psicologia das cores, automaticamente é lembrado o significado de cada cor para a psicologia. Basicamente, a psicologia das cores estuda o comportamento humano perante cada cor e aborda os sentimentos e emoções associados a elas.
    Para a psicologia as cores quentes são influenciadoras nos sentimentos de energia, entusiasmo e atividade, enquanto as cores frias despertam calmaria, racionalidade e profissionalismo. Quer entender um pouco mais sobre o sentimento que cada cor desperta? Vamos lá!


Amarelo
    O amarelo é sinônimo de alegria, conforto e felicidade. Lembra o sol irradiando energia, estimulando a criatividade e mandando embora o cansaço e o desânimo. É considerada a cor do otimismo, porém se estiver em excesso pode causar desconforto visual.

Azul
    A cor que lembra o mar e o céu transmite a mesma paz e calmaria que sentimos ao admirar essas duas paisagens. Tranquilidade, serenidade e relaxamento são ótimas sensações para quarto ou qualquer ambiente que você queira dar esse aspecto de segurança.


Laranja
    Assim como o amarelo, o laranja também traz alegria, junto com sociabilidade e animação, pois transmite o desejo de estar em movimento. Porém, por ser uma cor intensa que remete ao calor, tome cuidado ao utilizar a cor em determinados ambientes.

Rosa
    Estando relacionado com delicadeza e afeto, o rosa também traz a sensação de relaxamento. Traz o sentimento de carinho e gentileza, além de despertar o lado criativo por ter uma influência motivacional.


Roxo
    Conhecida como cor da intuição, está muito relacionada com o misticismo e a espiritualidade, pois afasta os medos e a ansiedade. O roxo é perfeito para ambientes de paz e meditação.


Verde
    Lembrando a natureza, o verde desperta tranquilidade e bem-estar. A cor da esperança, da saúde e da fortuna possui o dom de acalmar as pessoas e reduzir o estresse.


Vermelho
    A cor da paixão, do entusiasmo e dos sentimentos intensos também está diretamente ligada ao dinamismo, à ideia de se movimentar e de agir. Essa cor é estimulante.

Branco
    Relacionado diretamente com a paz, a inocência e a pureza, o branco traz luminosidade para o ambiente e realça outras cores que podem estar em conjunto.

Preto
    O preto pode até ser considerado uma cor neutra, porém é ousado e sério. A cor da elegância, da sofisticação, do mistério e da modernidade vai na contramão do seu oposto, absorvendo a luz, portanto é recomendado quando se deseja ambientes quentes.

 

    Sabendo um pouco mais sobre a psicologia das cores, que tal sentir a que mais combina com você e o seu ambiente? A Colorbraz possui um leque de mais de 2.000 mil opções de cores, vem escolher a sua!