Para além do branco básico: cores de paredes claras que modificam o ambiente
Paredes claras, como branco, tons de bege, cinza claro e cores similares, proporcionam a sensação de espaço por várias razões, a mais conhecida é a alta capacidade de reflexão de luz da cor branca. Quando a luz incide sobre uma superfície clara, ela é refletida de volta para o espaço, tornando-o mais luminoso. Isso cria uma sensação de abertura e expansão, fazendo com que o ambiente pareça mais espaçoso.
O aumento da luminosidade amplia a percepção das superfícies de acordo com perspectivas atmosféricas. Em ambientes de cores claras, a luz natural e artificial é distribuída mais uniformemente, eliminando sombras escuras que podem dar a impressão de que um espaço é menor. A visibilidade dos objetos e detalhes também é afetada e isso permite que o olho percorra o espaço sem obstáculos visuais, criando uma sensação de continuidade e expansão.
Além disso, cores claras evocam uma sensação de frescor e limpeza. Isso pode fazer com que um ambiente pareça mais arejado e agradável, contribuindo para a sensação de espaço. No entanto, além da sensação de frescor, estudos comprovam o conforto térmico de ambientes claros, por conta da absorção e reflexão da radiação solar, estudiosos da área apontam que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 98%, aquecendo os ambientes.
Paredes claras são neutras e versáteis, o que significa que elas podem servir como um fundo em branco para diferentes estilos de decoração e móveis. Isso permite que você adapte o espaço de acordo com suas preferências sem se sentir limitado pelas cores das paredes.
O branco é a cor principal quando nos referimos a este assunto, porém outras cores em tonalidades claras possuem finalidades semelhantes no que diz respeito à luminosidade, espaço e conforto térmico. A seguir, listamos alguns exemplos de cores de paredes claras para pinturas de imóveis.
Broto de Feijão
A cor broto de feijão é uma das variações de cinza claríssimo. É uma escolha versátil que cria uma sensação de sofisticação e neutralidade. Ele pode funcionar bem em uma variedade de espaços e estilos de decoração. O cinza claro como a cor Broto de Feijão, tende a complementar outros tons e elementos decorativos, permitindo que eles se destaquem. É uma opção elegante para criar um ambiente moderno e tranquilo, pois funciona bem em espaços de trabalho, escritórios em casa ou áreas de convívio.
Gelo
É uma tonalidade de branco azulado, é conhecido por sua capacidade de refletir a luz, tornando os espaços luminosos e abertos visualmente. Pode tornar um espaço mais frio em termos de temperatura, pois reflete a radiação solar e não retém calor. Em decoração, é uma cor chave para destacar qualquer elemento visual ao entorno.
Gelo
Papel Picado
Se você ainda deseja manter a sensação de espaço e luminosidade, mas não quer um branco puro, essa cor pode ser uma opção elegante e suave. Ela funciona bem em áreas de estar e quartos.
Papel picado
Algodão Egípcio
É uma das tonalidades que adicionam luminosidade a um ambiente. São ideais para áreas onde você deseja uma sensação acolhedora, como a cozinha ou a sala de jantar.
Algodão egípcio
Aramis - verdes pálidos
Essas cores são excelentes escolhas para criar uma sensação de calma e relaxamento em um espaço. Elas também podem evocar a sensação de estar perto da água, o que é ótimo para ambientes de descanso, como quartos e salas de estar.
Pantanal
Branco Tímido, rosas claros ou lilás
Essas cores podem criar uma atmosfera suave e feminina em quartos ou espaços de relaxamento. Também funcionam bem em quartos de crianças.
Flor do campo
Solo Neutro ou Arenoso
Essas cores podem adicionar uma sensação de conexão com a natureza ao ambiente, criando uma atmosfera terrosa e acolhedora. São boas opções para espaços onde você deseja trazer elementos naturais.
Palha
Se o conforto térmico for uma preocupação, você pode optar por cores que refletem mais a luz solar, ajudando a manter o ambiente mais fresco, geralmente são cores com mais quantidade de branco em suas misturas. Tons mais claros de cores tradicionalmente escuras, como azul claro ou verde claro, podem ser boas escolhas.
Lembre-se de que a iluminação e o mobiliário também desempenham um papel importante na percepção das cores em um espaço. Testar amostras de cores nas paredes antes de tomar uma decisão final é uma boa prática para garantir que você obtenha o efeito desejado. Além disso, considere a orientação solar do ambiente ao escolher as cores, pois isso afetará a forma como a luz natural interage com as paredes.