O efeito das cores: Mude a percepção em relação às medidas dos cômodos da sua casa

02/03/2023


 

Que as cores têm o poder de transformar o mundo - e o dia de alguém - nós já sabemos, mas sabia que as cores também podem mudar a percepção quanto à dimensão e proporção de um ambiente? Tornar mais espaçoso um ambiente pequeno, ou reduzir um ambiente muito grande, com as cores - e técnicas - certas é possível.


 

  1. Ampliando um ambiente

Para tornar um cômodo menor em maior, aposte em cores claras para trazer luminosidade e pinte tanto paredes quanto o teto da mesma cor. Com a claridade é possível criar esse efeito de amplitude.


 

  1. Alongando um ambiente

Se o intuito é alongar o cômodo, pinte três das paredes e o teto em uma cor escura e apenas uma em cor clara. Além de trazer uma oposição entre a tonalidade escolhida e o tom claro, faz o cômodo parecer maior.


 

  1. Alargando um ambiente

Indo em sentido paralelo ao que acabamos de falar, para dar o efeito de alargamento deve-se utilizar tons escuros nas paredes menores, uma de frente para a outra, e no teto, deixando os tons claros para o piso e as outras paredes. Essa técnica é principalmente utilizada em corredores estreitos.


 

  1. Compactando um ambiente

Indo na contramão dos cômodos pequenos, para fazer um cômodo grande parecer menor é recomendado pintar tanto paredes quanto o teto da mesma cor - e cor escura. Assim como a cor clara reflete luminosidade, a cor escura tira um pouco disso, causando a sensação de um cômodo menor do que realmente é.


 

  1. Estreitando um ambiente

Pintar de cores escuras paredes laterais opostas, deixando o teto, piso e o fundo em cores claras dá o efeito de ambiente mais estreito, porém longo.


 

  1. Encurtando um ambiente

Tem um ambiente muito grande e quer que ele dê a sensação de proximidade? Pinte apenas a parede do fundo de uma tonalidade escura, mantendo teto, piso e as demais paredes em cores claras.


 


 

  1. Destacando uma parede

Para destacar uma única parede, pinte a parede de destaque em uma tonalidade mais escura e deixe as demais paredes e teto em tons mais claros. Aqui vale a técnica do tom sobre tom (que é a parede em destaque em um tom de azul mais escuro, por exemplo, e as demais paredes e teto em um azul claro).


 

  1. Rebaixando o teto

Uma técnica especialmente para ambientes com o pé direito alto é o rebaixamento de teto, que consiste em pintar somente o teto de uma cor escura e as paredes em cores claras. Assim, dá a sensação de que o teto é mais baixo do que realmente é.



 


 

  1. Elevando o pé direito

Já para elevar um teto que é mais baixo, a técnica vai no oposto do rebaixamento de teto: a dica aqui é pintar o teto de branco, e as paredes de tom mais escuro. Geralmente, é pintado o rodapé da mesma cor do teto.


 

E aí, qual sensação você quer passar nos cômodos do seu lar? Mude a percepção dos ambientes com a Colorbraz!