As tendências de cores para o verão 2023/ 2024
As pesquisas de tendência de cores são baseadas em estudos comportamentais que podem levar anos para acontecer. De acordo com os principais caçadores de tendências, as cartelas de cores do verão 23/24 está repleta de frescor, alegria, elegância e estabilidade.
Tendências de cores envolvem diversos setores do design, mas na arquitetura e decoração, devem ser aplicadas baseadas em escolhas planejadas. Isso acontece porque as paredes que nos cercam podem influenciar no humor, rotina e até mesmo na qualidade de sono.
Listamos as principais cores destaques e a forma que podemos aplicá-las na arquitetura e design de imóveis. Para a próxima temporada, os tons clássicos e atemporais seguem em alta, são indicados para qualquer ambiente e suas composições são ilimitadas. Os tons neutros, como beges, ganharam variações elegantes e estão divididos em três tonalidades:
Nutshell: tom marrom quente, que provoca aconchego e tranquilidade. É uma cor que se conecta com a natureza. É ideal para pinturas de interiores e suas composições são amplas, podem ser usadas com mesclas de amarelos, como mostarda ou ainda, tons análogos, como terracotas e cobres.
Fotografia de Mirre Van Eijsden. Cor no catálogo: Caramelo da Índia 8-096.
Bege cerâmica: Tom bege claro que se mistura com um aspecto acinzentado. Geralmente são cores encontradas em cerâmicas claras, por isso o nome. A sua suavidade e pureza trazem ao ambiente a sensação de aconchego e iluminação ao mesmo tempo. É ideal para combinações modernas com marrom, móveis amadeirados ou aspectos de linho e texturas.
Projeto de Nildo José. Cor no catálogo: Castelo de Areia 4-089.
Bege Wheat: Cor conhecida como palha, clássica de diversas temporadas. Neste ano ela retornou como a versão média entre quente e suave nas tonalidades de bege. É indicada tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos. É uma cor também excelente para as mesclar em decorações infantis, por trazer calmaria e criatividade, pelo toque amarelado, além de inspirar organização no ambiente.
Fotografia de Forever a Beautiful Home. Cor no catálogo: Amanhecer 1-033.
Por sua vez, cores digitais são o assunto do momento. Estão entre os alertas de consumo há algum tempo e não tem previsão de saída das tendências. Este fato ocorre devido à tecnologia cada vez mais veloz e avançada, as novas gerações cada vez mais presentes nas pesquisas e alertas de tendências e o aumento da necessidade de conexão da personalidade com o próprio espaço.
Digital Lavender: Este tom de lilás foi apontado pelos principais canais de tendências como a cor do ano, ela está na mira dos olhares de muitos designers. Possui características que acalmam, por ser uma cor considerada mística. Além de trazer quietude, é a ligação entre o mundo tecnológico e o real. Na decoração, possui diversas aplicações, pode ser composta com cores análogas, como tons de roxos, rosas e azuis e podem ser compostas em ambientes monocromáticos. Além disso, ficam destacadas com cores contrastantes, como verdes.
Fotografia de Malabar Artistic Furniture. Cor no catálogo: Encanto 3-081 .
Fondant Pink: Dentre os destaques, está o rosa pastel, que ecoa a sensação de paixão e boas memórias. Por ser uma cor fria e suave, é indicada em composições que seguem as mesmas nuances ou tons contrastantes e escuros. Por exemplo tons alaranjados como o coral claro ou verdes profundos.
Fotografia de Reisinger Studio. Cor no catálogo: Atena 3-013.
Na seleção de cores mais saturadas, os tons solares aparecem em destaque em diversas categorias de design. O amarelo é uma cor que por natureza evoca iluminação, vida e de acordo com estudos psicológicos, estimula a criatividade.
Mango sorbet: Assim como um dia ensolarado, a cor “sorvete de manga” possui sentimento de alegria. Na decoração, é ideal para ambientes sociais, como cozinhas, mas também pode ser adaptado para ambientes externos. Em composições, faz charme com tons de grafite e chumbo.
Fotografia de Galatea Office. Cor no catálogo: Amarílis 8-033.
Amarelo Limière: com sua tonalidade mais esmaecida de amarelo, é uma cor calma e que possui significados relativos à memória e bons momentos. Geralmente é inserida em decorações com um toque de vintage, mas também pode ser mesclada com elementos em madeira para se tornar contemporânea.
Fotografia de Burke Decor. Cor no catálogo: Mostarda 8-034
Na categoria de tons esverdeados, as tendências apontam para diversas tonalidades. É uma cor diretamente relacionada aos conceitos de sustentabilidade e por isso tem uma excelente sinergia com amadeirados, decorações rústicas e ambientes externos. Quando utilizada em tons mais claros ou saturados, pode ser considerada enérgica e tecnológica, carregando conceitos de jovialidade.
Sage Leaf: Nesta opção de verde mais escuro, o tom das folhas se misturam com a iluminação da tintura. É uma cor entre elegante, com sobriedade e que se adapta bem em ambientes internos com baixa iluminação. Elementos decorativos dourados escovados são destacados pelo contraste de cores, além de iluminação amarelada ou natural.
Fotografia de Renesa Architecture. Cor no catálogo: Verde Colonial 8-052.
Menta Fresca: A cor menta é tendência há alguns meses, porém a sua nova versão traz mais saturação de cor com um ar jovial e alegre. Em ambientes externos e ambientes que podem ser decorados de forma “fun”, ou seja, divertida, a menta fresca se adequa perfeitamente. As mobílias e elementos decorativos possuem muitas opções, para resultados mais modernos, tons monocromáticos e com formatos lineares têm ótimos resultados. Ambientes mais alegres e descolados podem ser misturados com tons candy color, como rosas e lilases.
Fotografia de Joe Thomas. Cor no catálogo: Natureza 4-050.
As principais tendências de cores para o verão 2023/2024 estão cheias de energia e vivacidade, fato que podemos ver também em outros setores do design. Visualize as possibilidades de pintura em nosso sistema de visualização aqui mesmo em nosso site!
E qualquer dúvida sobre tonalidade, consulte nossos especialistas.